Usado na Cidade do México e em Reno, EUA, o Streetmix permite que os usuários experimentem e participem do desenho de suas ruas. A abordagem bottom-up é o elemento essencial desta ferramenta participativa que permite incluir todos na tomada de decisões, mesmo pessoas sem conhecimento técnico específico.
Ao gerar uma rua hipotética, as pessoas podem criar composições diversas. Podem incluir faixas de rolagem, faixas de ônibus, ciclovias, faixas de patinete, bondes, calçadas, estacionamento, árvores, parklets e bancos, placas de sinalização, entre outros. Fundada pelo urbanista e arquiteto Lou Huang, o Streetmix é “uma plataforma colaborativa onde planejadores urbanos e membros da comunidade projetam ruas e espaços públicos juntos”.
O Streetmix era um protótipo criado para testar nossa teoria do engajamento cívico online, mas agora se tornou uma parte importante do kit de ferramentas de um planejador urbano ou de um organizador comunitário para comunicação e elaboração de ideias sobre o planejamento de ruas. É usado por milhares de planejadores, engenheiros, estudantes, ativistas e entusiastas da cidade, foi traduzido para mais de dez idiomas e se tornou fundamental para a melhoria de centenas de quilômetros de ruas em todo o mundo. — Lou Huang, fundador e CEO do Streetmix
Os usuários são incentivados a mesclar e combinar diferentes equipamentos que ocupam o espaço da rua. O programa flexível também permite que as pessoas ampliem o espaço ocupado por um determinado serviço e alterem toda a configuração da rua. O contexto também pode ser alterado, mudando tanto o uso quanto a visibilidade da rua, “atribuindo estabelecimentos comerciais ou residenciais ou optando por uma orla de um lado”, por exemplo. Com essas opções, os cidadãos podem se envolver no processo de planejamento, mostrando às autoridades o que e como elas querem que sejam as ruas.
As imagens do Streetmix foram fundamentais para ajudar as partes interessadas a entender instantaneamente nossa proposta. Ficou fácil ver quais eram as opções, e produzir as imagens foi muito simples. […] Transferimos o projeto [para melhorar a Center Street] do plano de cinco anos da nossa Organização Metropolitana de Planejamento para o programa de projetos do próximo ano. — Morador de Reno, trabalhando para melhorar a rede de infraestrutura cicloviária da cidade.